Tempurá de legumes



Aqui em casa estamos numa fase de mudança geral, a começar pela alimentação. Depois que optei por matricular meus filhos numa escola adventista de horário integral* ( isso será um post a parte), precisávamos mudar realmente o hábito alimentar para que as crianças não sentissem um choque com tanta coisa nova. Entre os pratos preferidos dos filhotes o nº 01 é o Tempurá, um bolinho de legumes frito (mas com pouquíssimo óleo) eu prefiro fritar no azeite.
Vamos a receita:
    Massa
    • 1 ovos
    • 1 xícaras (chá) de água gelada
    • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • Eu quebrei o ovo coloquei num recipiente e deixei uns 25 minutos na geladeira, quanto mais gelado melhor. O trigo e a água também deixei o mesmo período na geladeira em recipientes separados.

  • Legumes cortados e tiras finas  ( +- 7 cm por 3 mm) utilizei em média uma xícara de chá cada legume.
    • cenoura
    • abobrinha
    • batata
    • cebola
    • pimentão
    • berinjela
    • beterraba
    • vagem
    • pepino
Testei várias receitas até chegar numa saborosa e que os meninos gostassem.

Em um recipiente, coloque os ovos e a água, e mexa sem bater. Junte a farinha de trigo e misture bem até ficar homogêneo. Cubra e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Misture os legumes e tempere a gosto ( utilizei um saquinho de tempero pronto mais sabor) depois os legumes com uma colher de trigo.
Retire da geladeira a massa e passe todos os legumes envolvendo-os uniformemente.
Em uma frigideira funda, frite os legumes aos poucos, em imersão, por 10 minutos, ou até que fiquem dourados. Escorra em escorredor de macarrão ( de preferência de alumínio.

Minhas dicas: amassa só fica crocante se estiver bem gelada, assim ela não ficar encharcada de óleo.
Eu faço com azeite. Então utilizo uma assadeira rasa e pouco azeite, vou colocando mais azeite se necessário.
Não utilizo papel toalha, acho que ele encharca o tempurá.
Na receita original coloca-se camarão, mas meus filhos não comem camarão então vai só com legumes o da minha casa.
No mais, servi com arros e peixe assado no forno. Ficou uma delícia.

Beijos e até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

Cumade Fulôzinha © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto