Dica do dia: Leitura para os pequeninos.

Porque devemos ler para nossas crianças?

É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais. “É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”.( ABRAMOVICH, 1995, p. 17).

Pois é, fiquei tão emocionada quando minha Ju pegou um livro e leu todinho para o irmão, ela tinha quatro aninhos e muita vontade de aprender.
Com o incentivo da irmã, Heitor também já está muito interessado pela leitura, durante o dia, procuro manter sempre a continuidade do aprendizado dos meus filhos. Fazemos ditado de figuras, no caso Heitor ainda não escreve, ele visualiza a figura e dita para Juliana escrever, integro sempre os dois nas tarefas para que se acostumem a realizá-las juntos.
Se você não conseguiu desenvolver no seu filho o hábito pela leitura, aqui tenho algumas dicas de como passar a despertar o interesse deles pelos livros:

Pequenos passos, como deixar os livros ao alcance das mãos e ler pelo menos 20 minutos por dia, fazem toda a diferença. Algumas dicas práticas:

Dê o exemplo e leia você também. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu modelo naturalmente.

Deixe os livros à mão para ele folhear e inventar histórias. Livros têm de ser vividos, usados, não podem parecer objetos sagrados.

Reserve um horário para a leitura e transforme em um momento de prazer. Aconchegue-se com seu filho, leia para ele, mostrando as palavras. Quando ele crescer, ajude-o na leitura.

Frequente livrarias e bibliotecas. Dê livros, gibis ou revistas de presente.

Comente sempre o livro com ele. Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.

Empreste livros para os amiguinhos dele. Estimule a troca e as conversas.

Estimule atividades que usem a leitura - jogos, receitas, mapas




Semana passada chegou nosso kit do Itaú Social, peça o seu AQUI.

Boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

Cumade Fulôzinha © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto